top of page
Buscar
  • Foto do escritorJeanne Carvalho

Como reduzir o ganho de peso durante a gestação.

Saúde e Autoestima: Como reduzir o ganho de peso durante a gestação.

A prática de exercício físico é recomendada por trazer benefícios no período da gravidez e reduzir as complicações, pois durante este período, algumas mudanças significativas são observadas como alterações na marcha humana e do controle da postura corporal a partir do terceiro trimestre. A incidência de quedas nesse período também é maior devido a alteração do centro de gravidade.


Um estudo mostrou que no período de gestação, a dor lombar é uma das queixas mais frequentes, é um sintoma que traz diversas limitações, até porque interfere diretamente nas atividades diárias da gestante e na qualidade de vida. Segundo o estudo, a prevalência de dor lombar foi de 73% frequente em mulheres que apresentavam lombalgia prévia e mulheres grávidas pela primeira vez. A dor lombar também foi mais frequente durante o terceiro trimestre e na maioria dos casos, foi referida a noite. A lombalgia é muito comum em gestantes, podendo ser identificada e tratada durante o período de pré-natal. No período de gestação também é muito comum a perda de massa muscular e ganho excessivo de peso, gerando uma obesidade gestacional. Há também depois do parto, riscos de diabete, hipertensão gestacional e problemas circulatórios.


Para evitar maiores complicações é importante que a gestante se mantenha sempre ativa durante a gravidez. Para isso, é necessário o acompanhamento de um profissional capacitado que a orientará sobre os benefícios e riscos que a prática esportiva pode trazer no sentido de promover uma orientação segura, precisa e de qualidade.




Os benefícios com prática de atividade física neste período são grandes, pois melhora o nível de saúde da gestante.


1. Redução do estresse cardiovascular

2. Aumento da força muscular

3. Aumento da flexibilidade

4. Melhora do retorno venoso

5. Redução de complicações e dores

6. Ampliação do equilíbrio muscular

7. Melhor controle da gordura corporal

8. Alivio nos desconfortos intestinais

9. Diminuição de câimbras nas pernas

10. Fortalecimento da musculatura abdominal

11. Facilidade na recuperação pós-parto

12. Suportar melhor o aumento de peso

13. Melhor utilização de glicose

14. Aumento da sensibilidade da insulina

15. Proteção contra a depressão puerperal

16. Prevenção em continência urinaria

17. Prevenção de lombalgia


A atividade física durante o período gestacional traz benefícios e, além disso, contribui para os aspectos emocionais. Muitas mulheres ficam autoconfiantes e felizes com a aparência. Este é um ponto bem positivo e, além disso, eleva a autoestima, deixando-a satisfeita.


Referência para o texto: BATISTA, D.C; CHIARA,V.L.; GUGELMIN, S.A.; MARTINS,P.D. Atividade física e gestação: saúde da gestante não atleta e crescimento fetal. Rev. Bras. Saude Mater.

7 visualizações0 comentário
bottom of page